VEM AÍ O ANO LETIVO 2019 #respeitoaoprofessor

VEM AÍ O ANO LETIVO 2019
#respeitoaoprofessor

É fácil falar de respeito aos professores no mês de outubro em virtude do DIA DO PROFESSOR, é fácil falar da importância do trabalho do professor em épocas de campanha eleitoral, mas a grande verdade é que ao longo do ano e até mesmo nas férias o que estes profissionais menos experimentam é esse sentimento de respeito e valorização tão disseminados em datas e momentos específicos.

O professor não está sendo respeitado quando o forçam a trabalhar em salas de aula superlotadas, onde é verdadeiramente impossível dar atenção individualizada aos alunos.

O professor não está sendo respeitado quando, além do seu trabalho de educador, na escola, "exigem" do mesmo que "finja" ser pai, mãe, psicólogo, médico, terapeuta, padre, etc assumindo para si funções e responsabilidades que não condizem com sua formação e seu papel prioritário e ainda que o mesmo por muitas vezes o façam, não pode ser "criminalizado", pressionado ou depreciado por não fazer.

O professor não está sendo respeitado quando ao final de um ano letivo, todos os seus esforços e trabalhos são avaliados apenas em função da aprovação ou reprovação de alunos, nem tão pouco está sendo respeitado quando em meio a todo um oceano de elementos e situações que encaminham os alunos ao sucesso ou ao fracasso, apenas ele, o professor, é visto como "culpado" se os resultados são negativos, mas não é apontado individualmente quando os mesmos são positivos.

O professor não está sendo respeitado quando seu salário é insignificante, quando os recursos que lhe ofertam para trabalhar são insignificantes, apesar dos discursos hipócritas de valorização do educador  e muitas vezes em função disso tudo o mesmo precisa exercer diversas outras atividades que, se não fosse por amor à profissão, este desistiria de ser professor.

O professor não está sendo respeitado quando os alunos o ofendem, o agridem, agem de maneira indiferente ao mesmo em sala de aula, isso já sabemos, mas... O professor também não está sendo respeitado quando seu trabalho na escola é alvo de ataques, ofensas, boicote, etc por parte de outros profissionais que muitas vezes não compreendem o papel de deste na formação de um cidadão pleno.

O professor não está sendo respeitado quando leva um soco. Mas não é apenas o soco no rosto que marca um professor, muitas vezes professores são agredidos no seu ego, na sua autoestima, na sua motivação para o trabalho quando o ambiente por onde circula mais parece um campo minado em que a qualquer momento uma palavra, uma frase, um gesto podem acarretar uma explosão ou uma avalanche de ataques, repito, de quem não compreende o papel de um professor.

O professor não está sendo respeitado quando alunos rasgam avaliações em sua frente e as devoram como forma de provocar este profissional que muitas vezes está ali cercado de tantos, dentro ou fora da sala de aula, ansiosos por estraçalhar suas vísceras ou esquartejar seu corpo e expor as partes em outros ambientes para servir de exemplo para outros que ousarem desafiar "o sistema".

O professor não está sendo respeitado quando os que temem a verdade de suas palavras exigem que este se cale ou que seja filmado no exercício de seu trabalho ou ainda quando sua vida pessoal é atacada ou exposta ferindo o direito constitucional de privacidade, quando sua liberdade de expressão é censurada e tentam desvirtuar suas palavras e intenções para benefício dos que já se sentem privilegiados e temem a perda de tais privilégios.

Os professores não estão sendo respeitados quando, sendo estes educadores, no sentido mais técnico da palavra, são proibidos de falar sobre política, religião, sexualidade, etc sendo o conhecimento e a transmissão deste, a matéria prima do trabalho do professor, sem limites, sem censura, etc pois como disse, um professor é um técnico, um comunicador do conhecimento científico, e tendo por responsabilidade a formação plena do cidadão, sabe que não há plenitude seletiva, ou plenitude média.

O professor não está sendo respeitado... Definitivamente, o professor não está sendo respeitado, mas estamos diante de um novo ano letivo que está iniciando, e como em todo início de qualquer atividade, paira no ar a brisa da esperança de que este novo ano traga tudo novo. Porém, se paira no ar uma leve brisa, também está suspenso no ar o velho perfume da dúvida, da desconfiança ou descrença que nos leva a perguntar mais uma vez:

SERÁ QUE NESTE ANO O PROFESSOR SERÁ RESPEITADO?
VEM AÍ O ANO LETIVO 2019 #respeitoaoprofessor VEM AÍ O ANO LETIVO 2019  #respeitoaoprofessor Reviewed by Nil.Carlos on fevereiro 08, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.